quarta-feira, 11 de maio de 2011

Hambúrger e cachorro-quente - essa dupla faz mal para o coração?

As evidências científicas atuais indicam que a resposta é sim.Uma recentemente meta-análise, ou seja, a análise conjunta de vários estudos, demonstrou uma relação entre o consumo de carnes processadas industrialmente como o hambúrguer e o cachorro-quente, e um aumento do risco relativo de doença arterial coronariana (DAC), que são obstruções das artérias do coração por placas de gordura.Os autores da meta-análise observaram também um aumento do risco relativo de diabetes do tipo 2.
Os autores realizaram uma metanálise de estudos sobre a associação entre o consumo de carne e o risco de DAC, acidente vascular cerebral (derrame cerebral) e diabetes. Foram incluídos 20 estudos nesta meta-análise.
O consumo de carne bovina vermelha (não processada) não foi associado a aumento do risco de DAC ou diabetes.Entretanto, o consumo de carne processada (porção média de 50 gramas por dia) foi associado a aumento de 42% no risco de DAC e de 19% no risco de diabetes.Não foi demonstrada uma associação entre o consumo de carne (vermelha ou processada) e risco de derrame cerebral.
Uma alimentação saudável para o coração.
Por um outro lado, sabemos que uma alimentação mais natural, composta de cereais, frutas, verduras e legumes, diminui o risco de complicações cardíacas.Estes estudos contribuem para que o médico possa orientar melhor os pacientes em relação aos cuidados dietéticos necessários.

Postado por: Marianna Borella

Nenhum comentário:

Postar um comentário