sexta-feira, 10 de junho de 2011

Experiência - Tomate Fosforescente

Essa experiência é muito interessante, deixa um tomate fosforescente. Para a realização dessa experiência, vamos postar o material necessário e os passos a serem seguidos.

Materiais

  • Vários palitos de fósforo (vários mesmo), mas tem que ser palitos de fósforo puro, que tenham alta concentração de fósforo em sua extremidade, ou extermine várias caxinhas de fósforo (essas normais, caso você não ache fósforo puro), pois o elemento fósforo fica na lixa que tem na caixinha e não no palito
  • Água sanitária cândida
  • Água oxigenada

Passos

  • Pegue os palitos de fósforo ou a linha da caixinha e raspe a parte que contém o fósforo e coloque-as em algum pilão para transformá-las em pó.
  • Em um recipiente misture o pó com água sanitária. Misture bem e deixe descansar por uns 20 minutos.
  • Você verá que formou uma mistua heterogêna, uma parte mais fina (cima) e uma parte mais grossa (baixo), com uma seringa retire a parte mais fina da mistura e injete-a  no tomate.
  • Agora com uma nova seringa injete um pouco de água oxigênada no tomate e está pronto seu tomate psicodélico de Shernobil.
O que ocorre é  um processo acelerado de oxidação pela reação do hipoclorito de sódio com o peróxido de hidrogênio e fósforo que faz com que uma reação atômica ocorra, jogando elétrons para fora das órbitas. gerando um belo efeito de glow. É este o processo que faz aqueles pulseiras de boates e festas de aniversário brilharem tanto.

Postado por: Luana, Marianna, Marilia e Yasmin

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Miojo

Será que esse alimento nutre nosso corpo garantindo a reposição física? É claro que não se deve substituir nosso nutritivo e tradicional arroz com feijão por esta guloseima. Apresentamos aqui alguns dos ingredientes presentes nesse tipo de macarrão que permitem que este alimento seja consumido esporadicamente para nosso sustento físico. 


Extrato de levedura: este aditivo, também encontrado na cerveja, é rico em vitaminas do complexo B e adicionado ao macarrão para torná-lo mais nutritivo. 


Vitamina B6: também conhecida como piridoxina, é encontrada em frutas e cereais e acrescentada ao alimento para completar o complexo vitamínico.


Em se tratando do sabor característico, temos dois ingredientes: 


Guanilato dissódico: um pó branco fino que é usado para intensificar o sabor, esse ingrediente também pode ser encontrado em batatas fritas e sopas instantâneas. 


Glutamato monossódico: aminoácido que ativa as papilas gustativas e realça o gosto do alimento. 


É através destes componentes que o macarrão, mesmo sendo um produto pré-cozido, mantém características que o tornam altamente apetitoso.


Postado por: Marilia Machado

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sabor Picante

O sabor picante da pimenta sempre nos foi um grande mistério: quando a colocamos na boca, nada ocorre, porém, segundos depois, parece que estamos "engolindo fogo". 
A pimenta-do-reino tem como componente ativo a piperina:  
Há dois tipo de pimenta-do-reino:
- A pimenta branca é obtida ao secar a semente sem a pele ou a polpa.
- A pimenta preta é obtida a partir da fermentação do fruto verde, e posteriormente, sua desidratação.
O componente ativo da pimenta vermelha é a capsaicina:

Qual a ação da capsaicina e da piperina no nosso corpo?
    • Secreção salivar
    • Auxilia a digestão
    • Estimula o movimento do colo intestinal



Postado por: Marilia Machado

A fruta tá preta

O que acontece: Você corta a maçã, a banana ou a ameixa e, minutos depois, as frutas escurecem e ficam nada apetitosas.



Por quê? Quando picamos as frutas, danificamos as membranas de algumas células e liberamos enzimas que reagem em contato com o ar. Essa reação dá origem a um pigmento escuro, parente da melamina – aquela que dá a cor à nossa pele.
Como evitar: Jogue ácido. Limão ou laranja têm ácido ascórbico, C6H8O6 (estrutura abaixo), que retarda a ação das enzimas e age como antioxidante. Não quer que suas frutas fiquem com gosto de limão? Compre vitamina C na farmácia e salpique por cima. Dá na mesma


Postado por: Yasmin Rosa

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Café faz mal à saúde ?

                                                      Não é engraçado o fato de milhões de pessoas serem viciadas e apreciarem tanto uma xícara de café? Afinal, café faz ou não bem à nossa saúde? Especialistas dizem que sim, o café faz bem à saúde desde que em quantidade moderada, não vale exagerar. O indicado é tomar no máximo três xícaras tamanho médio por dia.

É composto de vários minerais como o cálcio e potássio, aminoácidos, açucares, vitamina B, lipídios e cafeína. Quando bebemos o café, a cafeína age sobre nosso cérebro estimulando o neurotransmissor dopamina. Assim, o sistema nervoso fica em alerta e nos proporciona um ótimo rendimento no trabalho ou na escola.

A bebida também tem o poder de melhorar o rendimento durante uma atividade prolongada e a memória, protege contra acidente vascular cerebral, doenças cardíacas, depressão, diabetes e desenvolvimento de diversos tumores. Pesquisas feitas com crianças comprovam que o café ajuda na concentração e no rendimento escolar.

Pessoas que tomam o café têm menos chances de desenvolver o mal de alzheimer e hepatite C.

Agora, a ingestão de cafeína em excesso pode trazer alguns problemas à nossa saúde. Pode provocar o aumento da pressão sanguínea arterial, da secreção gástrica, da produção de urina, enfraquece o organismo e diminui a taxa de oxigenação dos neurônios.

Portanto, não devemos abusar na quantidade de café para que não sejamos prejudicados, afinal qualquer coisa em excesso faz mal à saúde, não é mesmo?

Postado por: Luana Alves