sábado, 30 de abril de 2011

Três Mistérios Gastronômicos

Óleo no macarrão
Óleo na água do macarrão não serve para nada. Como você deve saber desde a época do colégio, óleo e água não se misturam. O óleo, em vez de besuntar os fios e evitar que grudem uns nos outros, fica boiando em cima da água, bem blasé. E, na hora em que você passar a água pelo escorredor de macarrão, todo ele vai embora. Já jogar sal na água em aquecimento é bem-vindo. É o jeito mais fácil de salgar a massa de maneira uniforme e, em quantidade pequena, não interfere na ebulição da água.




Não chore pelo leite derramado
No leite, existe uma proteína que mistura as partículas de água com as de gordura. Quando esquentamos, as substâncias dessa proteína se separam. Assim, a gordura se acumula na superfície do líquido, formando uma camada impermeável. Mas lá embaixo o leite está aquecendo, formando bolhas de vapor no fundo da panela. Acontece que a capa de gordura está lá, impedindo que o vapor seja liberado. A pressão aumenta até a hora que o vapor consegue rachar a camada – e o leite é derramado.






Ovo Cozido
Parece impossível, mas dá pra estragar até ovo cozido. Quando se aquece o ovo, as proteínas da clara, que antes estavam enroladas, perdem sua estrutura e se unem umas às outras. É por isso que ele endurece. Acontece que, se ficar tempo demais no calor, a clara, além de dura, fica borrachenta. Já a gema fica esverdeada, porque uma de suas proteínas, que contém enxofre, reage com outra, que contém ferro. Aí, além de ficar escuro, o ovo fede. Portanto, nunca o cozinhe por mais de 15 minutos.






Postado por: Marilia Machado

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Por que consumir macarrão?

Estudos comprovam que é necessária apenas uma alimentação balanceada para se ter saúde e isso também significa se alimentar com prazer. Eliminar de vez os carboidratos, como atualmente muitas dietas sugerem, em contrapartida, só favorece o aparecimento de males como dor-de-cabeça, irritação, cansaço físico e mental. . O macarrão é uma fonte acessível e saudável de energia.



Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o macarrão não engorda. Estudos científicos comprovam que as massas podem e devem entrar nas refeições diárias de qualquer pessoa. A quantidade ideal de carboidrato (massas, cereais, pães) é de 6 a 11 porções por dia.
Cada 100 gramas de macarrão cozido apresenta uma quantidade de calorias relativamente baixa, cerca de 110 kcal (macarrão de Sêmola) e 96 kcal (macarrão com ovos), sem molho.

Postado por: Marianna Borella

Os 10 mandamentos de uma dieta de treino




1 - Coma várias vezes ao dia e em pequenas quantidades.

2 - Não inclua em sua dieta alimentos que não são nutritivos como: bolos, doces, bebidas gaseificadas e alcoólicas.

3 - Evite café, chá preto e álcool, pois podem causar uma indesejável diminuição na eficácia muscular.

4 - Dê preferência aos alimentos dos grupos cereais, vegetais e frutas. Eles são ótimas fontes de vitaminas e minerais.

5 - Prefira água aos sucos naturais.

6 - Evite comida gordurosa, pois atrasam a digestão e diminuem a mobilidade intestinal e o esvaziamento gástrico (do estômago).

7 - O café e o leite não parecem indigestos quando tomados separadamente. Mas quando são ingeridos juntos são responsáveis pela formação de tanato de caseína no estômago, prolongando a digestão.

8 - Os doces e todos os alimentos ricos em carboidratos devem ser ingeridos moderadamente e durante as refeições. Quando são ingeridos isoladamente eles são rapidamente absorvidos e causam um aumento da glicemia. O carboidrato simples é armazenado no tecido adiposo sob forma de triglicérides, o que leva o atleta a um ganho de peso. Por isso, cuidado! Opte por carboidratos complexos.

9 - Opte pelas proteínas vegetais em vez de proteínas animais, pois elas são menos ricas em gorduras saturadas e mais ricas em carboidratos.

10 - O intervalo entre a última refeição e a prática de exercícios deve ser de 2h30 a 3h. Entre esse espaço de tempo, se reabasteça com água ou frutas. Isso reduz o risco de hiperglicemia, mantendo o nível de glicose muscular, também aumenta a atenção e diminui as possibilidades de lesões.


Fonte:http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI1743301-EI1501,00-Os+mandamentos+de+uma+dieta+de+treino.html


Postado por: Yasmin Rosa

terça-feira, 19 de abril de 2011

Importância do leite

                                                                                                                                                                              A principal função do leite é nutrir (alimentar) os filhotes até que sejam capazes de digerir outros alimentos. Além disso, cumpre as funções de proteger o trato gastrointestinal das crias contra antígenos, toxinas e inflamações e contribui para a saúde metabólica, regulando os processos de obtenção de energia (em especial, o metabolismo da glicose e da insulina).[6]
É o único fluido que as crias dos mamíferos (ou bebê de peito) ingerem até o desmame, apesar de que hoje em dia algumas crianças passam a ser alimentadas por outros fluidos por se constatar alergia à leite. O leite de animais domesticados forma parte da alimentação humana adulta na maioria das civilizações: de vaca, principalmente, mas também de ovelha, cabra, égua, camela, etc. O homem é o único animal que continua a tomar leite depois de adulto.
O leite é a base de numerosos laticínios, como a manteiga, o queijo, o iogurte, entre outros.[7] É muito freqüente o uso de derivados do leite nas indústrias alimentícias, químicas e farmacêuticas, em produtos como o leite condensado, leite em pó, soro de leite, caseína ou lactose.[8] O leite dos mamíferos marinhos, como, por exemplo, das baleias, é muito mais rico em gorduras e nutrientes que o dos mamíferos terrestres.[9]